Cotidiano

Mais da metade dos municípios do Amapá registram falta de energia após chuva





CEA informou que fornecimento é normalizado gradativamente na noite desta segunda-feira (26).

Bairros de mais da metade dos municípios do Amapá registraram falta de energia na noite desta segunda-feira (26). O problema foi registrado pouco antes das 22h, após uma chuva que atingiu Macapá

Moradores relataram ao G1 falta de energia nas seguintes localidades: 

Conforme a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), houve um desligamento às 21h45 da Subestação de Energia (SE) Macapá, administrada pela Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), na linha de transmissão que conecta à SE Santana (administrada pela CEA). Com isso, houve saída de todos os alimentadores atendidos pelo trecho. 

A companhia informou às 22h que o fornecimento de energia começou a ser normalizado gradativamente. Até 23h, parte dos municípios ainda registravam falta de eletricidade. 

A empresa que administra a SE Macapá informou que não registrou intercorrências e que segue operando normalmente. 

"A LMTE informa que na noite de 26 de julho as suas instalações (linhas de transmissão e subestações) não tiveram nenhuma ocorrência e permaneceram 100% disponíveis. A linha que apresentou problemas é de média tensão, portanto, não é operada pela LMTE. O disjuntor que conecta a subestação com a linha de transmissão desarma automaticamente para evitar que o defeito se propague", declarou, em nota. 

As falhas no fornecimento de energia elétrica tem sido um problema recorrente para a população amapaense. Em junho, por exemplo, a maioria dos municípios enfrentaram o 5º apagão em menos de um ano. Em novembro de 2020, os usuários enfrentaram um completo blecaute pelo menos 5 dias

Fonte: G1 Amapá - Fabiana Figueiredo - Foto: Anderson Calandrini/Rede Amazônica