Cotidiano

Com restrições ao público, Festa de São Tiago é celebrada em Mazagão Velho





A celebração deste ano traz o tema : “De Casa para o Mundo, Fique em Casa!”. Somente moradores da vila podem participar.

A comunidade de Mazagão Velho seguiu a tradição ao celebrar o ponto alto da 244ª Festa de São Tiago. Assim como em 2020, a celebração foi restrita aos moradores da vila, devido à pandemia de covid-19.

O Dia de São Tiago foi marcado pelo mini translado das imagens dos santos e pela missa campal na frente da capela, respeitando o distanciamento social e o uso de máscaras. 

Este ano, a festividade foi transmitida em uma live e teve como tema: “De Casa para o Mundo, Fique em Casa!”. Os narradores recontaram toda a história de São Tiago e descreveram a relação dos festejos com o dia a dia da comunidade.

A programação acontece de 16 a 28 de julho, com apoio do Governo do Estado e da prefeitura municipal.

Os festejos cumprem as normas de segurança dos decretos vigentes e as medidas sanitárias de prevenção à covid-19. O acesso à vila é restrito aos moradores que possuem cadastro e identificação dos veículos. A Prefeitura de Mazagão decretou lockdown na vila, para evitar aglomerações.

Realização

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) forneceu apoio na estruturação do palco e som para a realização da missa campal.

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) apoiou a Festa com a identidade visual, incentivando o respeito às medidas de segurança.

O Governo do Estado ainda reforçou o policiamento de forma ordinária na cidade e enviou mais uma viatura do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) para apoio na rodovia, por conta da necessidade do cumprimento do lockdown e para garantir a manutenção das medidas de segurança e do distanciamento social.

Mais investimentos

No domingo, 25, o Governo do Amapá firmou parceria com a Prefeitura de Mazagão e a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para universalizar o acesso à agua tratada nas comunidades de Carvão, Mazagão Velho e Conceição do Maracá.

O projeto foi desenvolvido pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Fonte: Portal Governo do Amapá - Henrique Borges - Foto: Gabriel Penha