Cotidiano

Contra a pobreza menstrual, campanha doa 200 kits de higiene íntima a mulheres carentes no AP





Ação entregou absorventes e sabonetes a moradoras do Macapaba, na Zona Norte de Macapá.

Moradora do Habitacional Macapaba recebeu kit de higiene íntima neste sábado (24) — Foto: Karina Rodrigues/Rede Amazônica

Moradora do Habitacional Macapaba recebeu kit de higiene íntima neste sábado (24) — Foto: Karina Rodrigues/Rede Amazônica 

Uma ação organizada por estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) doou neste sábado (24) 200 kits com absorventes e sabonetes a mulheres em vulnerabilidade social. As beneficiadas moram no do Conjunto Habitacional Macapaba 1, na Zona Norte de Macapá

Intitulada de "Ciclo Saudável", a campanha busca combater a pobreza menstrual, quando uma pessoa não têm condições financeiras de adquirir produtos para coletar algo natural do corpo feminino, que é o sangue da menstruação. 

"Queremos contribuir para a dignidade menstrual dessas mulheres. A gente observa que muitas delas, quando precisam fazer alguma economia dentro de casa, não incluem o absorvente na lista de prioridades. A gente tem mulheres que utilizam miolo de pão, pedaços de papel para estancar o sangue", disse uma das coordenadoras da ação, Janaína Côrrea. 

Mulheres durante distribuição de kits menstruais no Macapaba — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Mulheres durante distribuição de kits menstruais no Macapaba — Foto: Rede Amazônica/Reprodução 

A serviços gerais Patrícia da Silva foi uma das beneficiadas com o kit menstrual neste sábado. Ela aprovou a ideia e pediu que mais ações do tipo aconteçam no residencial. 

"Muitas vezes vem a menstruação da gente ou dos nossos filhos e não tenho um centavo para comprar absorvente. Essa ação vai ajudar muitas mulheres e que outras ações venham para ajudar as mulheres", disse. 

Os kits distribuídos foram obtidos por meio de doações. O grupo segue arrecadando recursos para beneficiar mais pessoas em vulnerabilidade social. Os interessados em contribuir com as ações pode entrar em contato através do número (96) 98112-8353. 

Conjunto Habitacional Macapaba  — Foto: PM/Divulgação

Conjunto Habitacional Macapaba — Foto: PM/Divulgação 

Fonte: G1 Amapá - Karina Rodriges e Victor Vidigal, G1 AP e Rede Amazônica