Política

TSE anula votos de Janete Capiberibe





 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o deferimento de pedido do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para eleger Janete Capiberibe ao Senado. De acordo com o relator da ação, ministro Og Fernandes, não há sentido deferir o pedido para eleger a candidata se ela não teve votos, já que eles foram anulados.

Os votos de Janete Capiberibe foram considerados nulos pelo tribunal em consequência de um mandado de segurança movido pelo senador João Capiberibe (PSB), que anulava os votos dos candidatos após o PT, que compõe a coligação deles, ter sido indeferido.

Entretanto, um recurso deferiu que os votos fossem contabilizados. Janete teve 125.123 votos, enquanto que Lucas Barreto teve 128.186 votos e Randolfe Rodrigues (Rede) teve mais de 265 mil, elegendo os dois para ocupar o cargo.

Com a decisão do TSE dada nesta semana, Janete passa a ter zero voto na eleição. Ela chegou a declarar que as decisões ocorridas horas antes da eleição prejudicou sua candidatura.

Anulação das eleições ao Senado

Com a decisão, a possibilidade de anular as eleições para o Senado no Amapá se torna ainda mais difícil. O recurso solicitado pelo PSB já foi negado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Manoel Brito.

No último dia 19, o partido teve o pedido negado por três votos a um. Nesta semana, teve um novo recurso negado.

O TRE é contra um novo pleito por entender que todos os procedimentos foram realizados de acordo com a lei eleitoral, sendo assim, não prejudicou nenhum dos candidatos.

Após a decisão do TRE, o partido informou que iria recorrer ao TSE, onde foi ingressado um agravo de instrumento.