Cotidiano

Metade dos brasileiros são contra o horário de verão





Pesquisa PoderData realizada de 19 a 21 de julho de 2021 mostra que metade da população não quer horário de verão no Brasil. Outros 46% querem o retorno da medida, enquanto 4% dizem não saber.

O horário de verão foi extinto no governo de Jair Bolsonaro, em abril de 2019. De acordo com o presidente, a decisão foi tomada com base em estudos técnicos que apontaram “para a eliminação dos benefícios por conta de fatores como iluminação mais eficiente, evolução das posses, aumento do consumo de energia e mudança de hábitos da população”.

No entanto, com a crise hídrica e o risco de apagão, a discussão sobre o tema voltou à tona. O retorno da medida foi defendido por entidades associadas à Confederação Nacional de Turismo e empresários, entre eles o dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Hang disseque ganhar uma hora por dia “influencia positivamente toda economia”. O presidente, no entanto, resiste.

Esta pesquisa foi realizada no período de 19 a 21 de julho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Foram 2.500 entrevistas em 427 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

HORÁRIO DE VERÃO X AVALIAÇÃO DE BOLSONARO

A maioria dos apoiadores de Bolsonaro é contra o retorno. Entre aqueles que consideram Jair Bolsonaro “ótimo” ou “bom”, 69% não querem a volta do horário de verão, 29% se dizem favoráveis e 2% não sabem. No universo dos que o avaliam como “regular”, 56% são contra o retorno, 35% são a favor e 9% não sabem.

Já entre aqueles que avaliam Jair Bolsonaro como “ruim” ou “péssimo”, 57% são favoráveis à volta do horário de verão, enquanto 40% são contrários e 3% não sabem.

O gráfico a seguir estratifica a opinião de cada entrevistado sobre a volta do horário de verão. O Poder360 destaca:

  • idade – 55% dos que têm 60 anos ou mais são contra;
  • região – no Centro-Oeste a maioria (69%) é contra; no Sudeste, a maior parte (53%) é favor;
  • escolaridade – 63% dos que cursaram até o fundamental são contra; 58% dos com ensino superior são favoráveis;
  • renda – 85% dos que ganham mais de 10 salários mínimos são a favor.

Fonte: Poder360