Polícia

PF cumpre mandados de prisão em garimpo ilegal no Oiapoque





 

A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização criminosa que realizava extração ilegal de minério no garimpo “Duda”, localizado as margens do Rio Cricou, próximo ao município de Oiapoque. A ação, realizada na manhã de quarta-feira (07), é decorrente de um trabalho entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Força Aérea Brasileira.

A Operação denominada ‘Japeusá’, cumpriu três mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão nas cidades de Macapá e Oiapoque. Além do cumprimento de mandados, a PF realizou o bloqueio de bens dos envolvidos e o encerramento das atividades no garimpo.

As investigações iniciaram há um ano e constataram que líderes do garimpo extraiam o ouro, mesmo após ter pedido de legalização negada, cometendo uma série de crimes. Garimpeiros foram presos com ouro sem comprovação legal.

Os investigados, que ainda não tiveram os nomes revelados, responderão, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes contra a ordem econômica, ambientais, extração ilegal de minérios, usurpação de matéria prima da União, organização criminosa e outros. Eles podem pegar até 25 anos de prisão.