Ciência

Bezos X Branson: propulsão, altitude, tripulação e o que mais diferencia os voos dos bilionários ao espaço





Blue Origin, de Jeff Bezos, tem voo marcado nesta terça (20), às 10h. Projetos dos empresários têm objetivos similares, mas aeronaves possuem concepções diferentes.

New Sheperd, da Blue Origin, e VSS Unity, da Virgin Galactic — Foto: Blue Origin e Virgin Galactic

New Sheperd, da Blue Origin, e VSS Unity, da Virgin Galactic — Foto: Blue Origin e Virgin Galactic 

A corrida espacial entre bilionários ganha um novo capítulo nesta terça-feira (20), quando Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, planeja fazer o primeiro voo civil tripulado e sem o uso de pilotos. 

A missão de sua empresa Blue Origin está marcado para às 10h. 

Em sua disputa com o Richard Branson, da Virgin Galactic, Bezos acabou programando seu voo para 9 dias depois do rival. Branson voo por cerca de 20 minutos com sua missão, se tornando o primeiro empresário a fazer algo do tipo. 

Como objetivo, ambos querem fazer crescer o negócio de turismo espacial, mas existem muitas diferenças técnicas entre suas naves. 

Diferenças entre as aeronaves de Bezos e Branson — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1

Diferenças entre as aeronaves de Bezos e Branson — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1 

 

Quais os tempos de viagens?

 

As duas são viagens curtinhas, do tipo suborbital, quando a aeronave não entra em orbita — as aeronaves sobem e depois descem, como uma bola arremessada ao ar. 

  • A viagem de Branson demorou 20 minutos.
  • O voo de Bezos deve ter cerca de 10 minutos.
Conheça detalhes da nave da Blue Origin — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1

Conheça detalhes da nave da Blue Origin — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1 

Quantas pessoas a bordo?

Detalhes da nave da Virgin Galactic — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1

Detalhes da nave da Virgin Galactic — Foto: Elcio Horiuchi/Wagner Magalhães/Rafael Miotto/G1 

 

Quais as ambições deles? 

Apesar de as primeiras missões dos bilionários no espaço serem parecidas, a longo prazo, as ambições parecem ir para rumos diferentes

Branson está focado em desenvolver esses tipos de "aviões espaciais" reutilizáveis para levar turistas e transportar carga em trajetos curtos pelo espaço suborbital. A empresa pretende fazer mais dois voos de teste e começar sua operação comercial em 2022. 

Interior do avião espacial da Virgin Galactic. — Foto: Divulgação/Virgin Galactic

Interior do avião espacial da Virgin Galactic. — Foto: Divulgação/Virgin Galactic 

O objetivo é realizar até 400 voos por ano por base espacial. Até o momento, cerca de 600 pessoas compraram passagens. 

No caso de Bezos, os planos parecem ser mais ambiciosos. Além do turismo espacial, a Blue Origin pretende formar, no futuro, uma sociedade com a Nasa para testar a possibilidade de assentamentos humanos permanentes na Lua. 

Em uma recente conquista, a empresa de Bezos foi escolhida pela Força Aérea dos EUA para desenvolver novos foguetes que possam ser usados em lançamentos militares. 

Interior da New Shepard, da Blue Origin — Foto: Michael Craft/Blue Origin via AP

Interior da New Shepard, da Blue Origin — Foto: Michael Craft/Blue Origin via AP 

Isso deve esquentar a disputa com outro bilionário, Elon Musk, da SpaceX. Sua empresa já lançou quase 70 foguetes e conseguiu contratos com a Nasa, com a Força Aérea dos EUA e com a agência espacial argentina para colocar satélites em órbita e ajudar a reabastecer a Estação Espacial Internacional.

Fonte: G1