Política

No Amapá, intenção de votos para presidente na capital opõe-se aos municípios do interior





 

De acordo com a pesquisa Ibope, em Macapá, Jair Bolsonaro (PSL) tem 48% contra 36% de Fernando Haddad (PT). No interior, por sua vez, o candidato do PT liderada com 45% contra 43% do candidato do PSL. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Redação      

O segundo turno das Eleições 2018 acontece neste domingo, 28. O Amapá é um dos cinco estados brasileiros em que as intenções de votos da capital para os candidatos à Presidência da República opõe-se em relação ao conjunto de municípios do interior.

De acordo com a pesquisa Ibope, em Macapá, Jair Bolsonaro (PSL) tem 48% contra 36% de Fernando Haddad (PT). No interior, por sua vez, o candidato do PT liderada com 45% contra 43% do candidato do PSL.

A publicação leva em consideração as pesquisas do Ibope divulgadas entre os dias 17 e 23 de outubro, realizadas nos 14 estados onde também há segundo turno para o cargo de governador. Elas têm margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Neste cenário, Bolsonaro venceria numericamente nas capitais de três estados em que Haddad está na frente. Por outro lado, o Haddad venceria numericamente em duas capitais de estados onde Bolsonaro lidera.

Em São Paulo, capital, Haddad tem 41% dos votos totais contra 40% de Bolsonaro. 15% dizem votar branco ou nulo e 4% se dizem indecisos. Nos municípios do interior, o candidato do PSL tem 63% contra 25% do candidato do PT.

Em Santa Catarina, a situação é parecida. Na capital, Florianópolis, Haddad tem 38% das intenções de voto contra 34% de Bolsonaro. No restante do estado, contudo, Bolsonaro tem 63% contra 17% de Haddad.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, Bolsonaro tem 44% e Haddad, 32%. No interior, a situação inverte-se a favor do candidato petista: 48% a 32%. Na capital do estado do Pará, o candidato do PSL tem 48% contra 27% do candidato do PT. No interior do Pará, Haddad tem 42% contra 41% de Bolsonaro.

Nas demais Unidades da Federação (UF) em que foram feitas pesquisas, Bolsonaro vence tanto nas capitais quanto no interior. Esse é o caso de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A exceção é o estado de Sergipe, onde Haddad venceria tanto na capital como no interior.