Cotidiano

Dia dos Finados: cerca de 100 mil visitantes são esperados nos cemitérios de Macapá





 

A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) é a responsável pela emissão de autorização para qualquer tipo de serviço nas sepulturas, mas o prazo vai até dia 28 de outubro.

Redação

De acordo com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), o Dia dos Finados, que ocorre em 2 de novembro, tem expectativa de levar 100 mil visitantes nos três cemitérios de Macapá. A gestão do município chama a atenção para as datas em relação às reformas ou reparos em alguma sepultura.

Atualmente, os cemitérios recebem serviços de limpeza e fiscalização. A Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) é a responsável pela emissão de autorização para qualquer tipo de serviço nas sepulturas, mas o prazo vai até dia 28 de outubro. A medida tem o objetivo de evitar o acúmulo de entulho nos locais de visitação.

“O prazo para obras dentro dos cemitérios termina neste domingo, dia 28. Após essa data, serão permitidos apenas trabalhos que não gerem entulho ou resíduos, para que os visitantes possam circular tranquilamente. O serviço de limpeza nas sepulturas está liberado durante todo o ano”, explica o secretário.

Augusto Almeida, titular da Semur, afirma que a proposta é facilitar a mobilidade do grande público esperado na data especial. “São cerca de 50 homens trabalhando com capina, roçagem e retirada de entulho nos três cemitérios: São Francisco, São José e Nossa Senhora da Conceição, para receber o grande público no Dia dos Finados, data de maior visita”, enfatizou.

Os interessados em fazer reformas deverão se cadastrar na Central de Triagem, na Semur, localizada na Avenida Maria Quitéria, no Trem, onde devem retirar a autorização para a execução dos serviços e pagar as taxas. O atendimento é feito das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Macapá também realiza, até o dia 25 deste mês, quinta-feira, o cadastramento de empreendedores populares interessados em comercializar produtos no entorno dos cemitérios. Serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 50 para o cemitério São José, localizado no bairro Santa Rita; 20 para o Nossa Senhora da Conceição, no Centro da capital; e 50 vagas para o São Francisco de Assis, situado na BR-210, zona norte de Macapá. 

Os empreendedores interessados devem apresentar cópia e original da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. As autorizações para a ocupação dos locais determinados, apenas para o dia 2 de novembro, serão entregues nos dias 30 e 31 de outubro, na Semduh, que fica na Avenida Presidente Vargas, n° 831, entre as ruas Odilardo Silva e Eliezer Levy, no Centro de Macapá.