Cotidiano

GNCOC promove encontro para discutir estratégias de combate à criminalidade





O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), criado por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG, promoveu encontro em Brasília (DF), para discutir estratégias de combate à criminalidade em todo o país. A reunião foi realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, sob a condução da presidente do Grupo, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Roraima, Janaína Carneiro Costa.

A presidente do CNPG e procuradora-geral de Justiça do MP do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou da mesa de abertura do evento, ao lado do procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Duarte, da vice-presidente do GNOC e procuradora-geral de Justiça do MP do Espírito Santo (MPES), Luciana Gomes Ferreira de Andrade, e Jônio Lúcio Barbosa da Costa, diretor do Centro de Inteligência Nacional da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Para a presidente do CNPG, os debates e palestras contribuíram muito para atualizar os membros do Ministério Público brasileiro, integrantes do GNCOC, sobre técnicas e estratégias de enfrentamento ao crime organizado, especialmente, diante do desafio de combater as facções criminosas que atuam em todo o Brasil.

“Precisamos agir com eficiência, fazendo uso de todas as nossas tecnologias e com integração, para conseguirmos desmantelar esse grandes esquemas criminosos, que tanto ameaçam a paz social”, manifestou.

A reunião seguiu com a palestra de Jônio Barbosa da Costa, que falou sobre a temática "A Abin e o Sistema Brasileiro de Informações - Sisbin e a A atuação da Inteligência".
No início desta tarde, os integrantes do GNCOC se dividiram em grupos temáticos de trabalho e discutiram intensamente questões como Inteligência, corrupção e facções criminosas.

"Foi uma reunião extremamente produtiva, nosso primeiro encontro do ano e já estamos nos programando para a próxima reunião, quando teremos a participação de representantes dos Gaecos de todo o país", ressaltou a Presidente do GNCOC, Janaína Carneiro.

GNCOC

 

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) congrega o Ministério Público brasileiro e foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), para combater o crime organizado que atinge todo o país.

O GNCOC, formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO's), trabalha de maneira integrada com as polícias (civil, militar, federal e rodoviária federal), a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), as receitas estadual e federal, a Agência Nacional de Petróleo, entre outros órgãos.

Por meio da capacitação de membros e servidores do Ministério Público brasileiro, o GNCOC pretende disseminar novas metodologias, práticas, técnicas operacionais e troca de informações e experiências nas ações de investigação.

Fonte: MP-AP - Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá - Gerente de Comunicação – Tanha Silva - Núcleo de Imprensa - Texto: Ana Girlene  *Com informações Ascom MPRR