Cotidiano

Obras do Centro de Atendimento para pessoas com autismo em Santana estão 70% concluídas





O governador Waldez Góes visitou as obras do Centro de Atendimento Educacional Especializado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - Mundo Azul, no município de Santana. O espaço está 70% concluído e irá oferecer serviços de educação e saúde para estudantes da rede estadual com autismo.

As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), com previsão de entrega para o fim de agosto. O aparelhamento do prédio será feito pela Secretaria de Estado de Educação (Seed), que também é responsável pelo projeto arquitetônico do local. 

O espaço é uma iniciativa da deputada estadual Marilia Góes, que por meio de escuta pública, ouviu a comunidade autista do município de Santana, através da Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (Assande).

“A deputada Marília Góes está engajada na implantação do Centro Mundo Azul. Em breve, o Governo do Estado vai entregar mais um importante preparativo educacional para esse público, que contará com atendimento de excelência. Realizado pelos nossos profissionais”, destacou o governador.

O Estado investe R$727.591,35 nas obras. 

Atendimento em saúde e educação

O prédio terá cobertura termoacústica, instalação de esquadrias em alumínio e vidro, revitalização da quadra para práticas recreativas e das calçadas internas e externas, além de pintura geral dos blocos e do entorno.

A estrutura vai oferecer ao usuário o acompanhamento de profissionais, especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto na área de educação, com pedagogos e psicopedagogos - que serão cedidos pela Seed - como na área da saúde. 

“Vamos encaminhar ao Centro fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social e terapeuta ocupacional”, detalhou o coordenador de Saúde Mental do Estado, Mário Denis.

O aparato vai permitir que o centro ofereça treinamento parental e a articulação com os demais serviços da Rede de Atenção às Pessoas com Deficiência. A Seed será responsável pela formação continuada dos profissionais do Centro. 

O projeto arquitetônico conta com 12 ambientes, entre eles: amplo refeitório, salas de fonoaudiologia e de atendimento psicológico, espaço para atendimento em grupo para trabalho das habilidades de cognição e linguagem, entre outros.

“Este será um espaço que dará todo o suporte necessário às pessoas com TEA”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa.

Fonte: Portal Governo do Amapá