Política

Bancada Federal pede prorrogação do Luz Para Todos para atender comunidades indígenas





A Bancada Federal do Amapá enviou ofício ao Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, solicitando que o Ministério prorrogue a execução do programa Luz Para Todos e aporte recursos para instalar energia elétrica nas comunidades indígenas, quilombolas e rurais do Amapá que ainda não estão atendidas pelo programa. O oficio é assinado por todos os 8 deputados e 3 senadores.

A iniciativa é do deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) e do Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), após reuniões com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e com o mandato do parlamentar socialista.

Em ofício do CCPIO aos parlamentares, eles pedem que a energia elétrica seja instalada em comunidades que não foram contempladas, como Santa Isabel, Espírito Santo – as duas maiores aldeias do povo Karipuna – e Açaizal, no rio Curipi, além de outras no Rio Urucauá e mais 10 no Rio Uaçá. Algumas estão próximas de locais atendidos, como a Aldeia do Manga, mas não foram incluídas no programa.

O Conselho de Caciques enviou ofício aos 8 deputados e 3 senadores da Bancada Federal do Amapá, solicitando apoio à inclusão das comunidades e prorrogação do programa Luz Para Todos por mais 2 anos, bem como o pedido de uma emenda de Bancada e a informação sobre a estimativa de custo para instalar a energia nas comunidades. Eles ainda reivindicam uma vaga aos povos indígenas no Conselho estadual do programa.

Sizan Luis Esberci
Gabinete do deputado federal Camilo Capiberibe – PSB/AP