A Ouvidoria Geral do Município de Macapá é o órgão responsável por receber e apurar denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados ilegais, arbitrários, desonestos, ou que atentem contra o interesse público do município de Macapá. Para aproximar a população e agilizar o acolhimento aos cidadãos, os atendimentos passam a ser feitos presencialmente, na sede do órgão.
O órgão funciona de 8h às 18h, situada na Avenida Coriolano Jucá, 66, no primeiro piso, no Centro.
Ainda é possível sugerir ou elogiar os serviços prestados pela Prefeitura de Macapá e também comunicar irregularidades praticadas por seus agentes.
Antes o serviço de coleta de informações dos cidadãos era feito apenas em formato on-line e remoto, nos canais telefônico e WhatsApp – no contato (96) 98802-1186 –, via e-mail: ouvidoria@macapa.ap.gov.br e através do e-Sic.
A secretária municipal de Transparência e Controladoria, Erlandia Pimentel, explica que o trabalho da pasta é fundamental para atender as demandas da população. “A Ouvidoria Geral do Município é uma ferramenta importante na gestão pública, pois é o canal de comunicação à disposição da sociedade com a finalidade de contribuir para a melhoria dos serviços”, detalha.
“Além disso, a Ouvidoria do Município tem papel de atuar na defesa da legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência dos atos administrativos praticados por servidores públicos”, completa.
Maiores demandas
Ainda de acordo com a secretária as principais demandas estão relacionadas a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Finanças, sobre dúvidas do atendimento nas unidades administrativas geridas pelas pastas.
Como funciona
Fonte: Prefeitura de Macapá - Lucas Costa - Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria