Cotidiano

Governo do Amapá entrega novo Ciosp para a Polícia Civil no conjunto Macapaba





O Governo do Estado do Amapá entregou mais uma obra do programa Estado Forte, Povo Seguro, no conjunto habitacional Macapaba. Dessa vez, foi o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um investimento de R$ 2.126.000 milhões, com recursos estaduais, de emenda de bancada e dos Fundos de Segurança e Penitenciário Nacional.

A obra faz parte do Complexo de Segurança do conjunto habitacional, que também possui uma unidade da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Foi entregue ainda uma viatura nova para a unidade do Ciosp, com a intenção de dar apoio à coordenação e às atividades policiais dentro do conjunto e nos bairros da região.

Para o governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, a entrega dessas obras é a demonstração que o governo não perdeu o foco durante as dificuldades da pandemia.

“O calendário das entregas está sendo cumprido na Segurança Pública, pois são centenas de pessoas envolvidas diariamente e que merecem o reconhecimento. Os investimentos não são apenas na infraestrutura, são em várias áreas para melhorar ainda mais o serviço prestado para a sociedade. Nesta época de grandes dificuldades, temos mostrado competência, com união e entrega de projetos e planejamentos”, ressaltou.

O grande pacote de segurança no valor de R$ 250 milhões é fruto da união de esforços do Governo do Amapá, Bancada Federal e articulados pelos senadores Davi Alcolumbre e Lucas Barreto. É o maior investimento já feito no setor, resultado de um planejamento iniciado em 2015.

O senador Davi reconheceu o esforço dos colaboradores, que ficaram ao longo dos dias construindo todas essas obras.

“Foi o entusiasmo do governo em mudar a segurança, que nos levou a apresentar essa emenda de bancada, a maior já apresentada. O maior investimento das últimas três décadas no setor. Essa é uma conquista de todos que deixaram as diferenças de lado e apostaram na convergência de esforços. Que bom que o esforço coletivo está sendo focalizado para o povo do Amapá”, afirmou.

A estrutura do novo Ciosp é moderna e possui espaços para o desenvolvimento das atividades e dinâmica nos atendimento, como salas individuais dos delegados coordenadores, titular e adjunto, sala dos oficiais, sala da Ordem dos Advogados do Brasil, de reconhecimento, da Polícia Científica, sala Maria da Penha para o atendimento especializado a vítimas de violência doméstica, além de cartório, celas e depósito para material apreendido.

O delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes, reafirmou a importância da união entre os políticos em prol do desenvolvimento social.

“Os frutos investidos aqui vamos colher no aspecto social, pois nossos políticos estão unidos em um só propósito. Quem investe em segurança pública investe em desenvolvimento social e economia, porque não há crescimento de estados e países sem organização e segurança”, disse.

Projetos sociais

Ainda na solenidade, houve a assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo do Estado, através da Sejusp, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e da Universidade Federal do Amapá (Unifap) para a realização de dois projetos de extensão: “Caminhos do Amanhã” e “Viva o atletismo”, que vai levar empreendedorismo às mulheres do Macapaba e atividades esportivas às crianças e adolescentes do conjunto habitacional. 

De acordo com o coordenador do Ciosp do Macapaba, delegado Ericláudio Alencar, o Ciosp é um espaço para a comunidade e que precisa ser utilizado em conjunto.

“Queremos que a população se aproprie desse Ciosp, pois não se faz nada sozinho. Precisamos de todos aqui presentes e atuando. Vou ser o canal de comunicação entre a comunidade e a segurança pública”, concluiu. 

Obras Entregues

O governo do Amapá já fez entregas importantes do pacote de segurança pública lançado em 2019 com entrega de viaturas, ambulâncias, caminhões de combate ao fogo, ambulâncias, armamentos, mobílias, sistema de rádio de comunicação e parque tecnológico. Também já foram entregues a população, o prédio do primeiro Batalhão, no conjunto São José, Quartel do 12º Batalhão, no distrito do Carnot, em Calçoene, Polícia Científica, em Santana, a Delegacia de Infância e Juventude, em Santana e a UPC do Macapaba e delegacia de Mazagão.

Fonte: Portal Governo do Amapá