Cotidiano

Falta do uso de cinto de segurança é a principal infração cometida por motoristas na capital





Em levantamento, Prefeitura de Macapá identifica que a principal infração cometida por motoristas na capital é a falta do uso de cinto de segurança. Dado foi coletado pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

Durante 2020 foram 21.905 infrações praticadas por motoristas no trânsito da capital. Entre as 10 principais, a ausência do uso do cinto de segurança por motorista e passageiro é destaque, 46,4% desse índice. A estatística foi comprovada a partir das notificações emitidas pelos órgãos de fiscalização viária e câmeras de videomonitoramento.

Fazendo um comparativo, no primeiro semestre de 2020 foram 1,777 infrações por falta de uso de cinto de segurança cometidas pelos motoristas e 1,374 por passageiros. Já este ano, de janeiro a junho de 2021, foram 2.176 registros de motoristas de praticando a infração e 1.093 de passageiros.

“Os dados são preocupantes e a CTMac reforça a importância do uso do cinto de segurança que, além de ser uma obrigatoriedade no trânsito, o cidadão precisa entender que o uso significa proteção da vida e preservação da saúde”, declara Marcilio Dantas, diretor-presidente da Companhia de Trânsito Municipal.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor ou passageiro que deixar de usar o cinto gera multa no valor de R$ 195,23, enquadrado em infração grave, acarretando a soma de 5 pontos na CNH.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Roberta Corrêa - Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac)