Cotidiano

I Jornada On-line de Direitos Humanos inicia programação com debate sobre a vacinação contra a covid-19





A Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), realizou a primeira palestra da Jornada On-line Municipal de Direitos Humanos com o tema ‘Pandemia, Direitos Humanos e o Novo Normal’. O evento abordou sobre a vacinação contra a Covid-19 e tratou sobre as vacinas existentes no mercado, principais dúvidas da população e a importância do avanço da imunização. A palestra aconteceu de forma on-line e foi transmitida pelos canais oficiais da Prefeitura.

Os convidados deste primeiro encontro foram o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, que é médico cardiologista, e o Dr. Fábio Mesquita, médico infectologista que trabalha na Organização Mundial da Saúde (OMS) e atua no combate à covid-19 na Ásia.

“A vacinação em massa é a chave para vencermos a Covid-19. Aqui em Macapá seguimos o Plano Nacional de imunização, com estratégias de vacinação em Unidades Básicas de Saúde, quadras de escolas, universidades, drive-thru e outros pontos. A celeridade da vacinação depende da chegada de doses. Já realizamos os mutirões como as ações de 24 e 30 horas de vacinação”, explica o prefeito de Macapá.

O Dr. Fábio Mesquita destacou os dados mundiais da pandemia, homenageou as vítimas do novo coronavírus e reafirmou a importância do evento para a população.

“Queria homenagear as vítimas da covid-19 que em todo mundo são 4 milhões de pessoas. Embora o Brasil tenha 2,7% da população mundial, o país corresponde a 12,5% das mortes. Ao todo, 2 bilhões de pessoas já tiveram acesso à vacinação no mundo, sendo que a população mundial é de 7 bilhões, então ainda faltam muitas pessoas”, detalha o médico infectologista.

“Se pegarmos pela constituição brasileira, a saúde é um direito do cidadão e dever do estado, a saúde é fundamental como direito humano. As iniciativas do governo municipal têm sido muito positivas, assim como a jornada para esclarecer dúvidas da população”, completa Dr. Fábio Mesquita.

I Jornada On-line Municipal de Direitos Humanos

A programação da jornada continua no dia 1º de julho com a palestra ‘Saúde Mental e Pandemia’. No dia 8 de julho, a palestra será com o tema ‘Direitos Humanos e Pandemia’. O encerramento da programação será no dia 15 de julho com a discussão sobre a ‘Vulnerabilidade na Pandemia’.

O primeiro dia do evento contou com a mediação do ativista Felipe Paixão. A palestra transmitida pelo facebook da Prefeitura de Macapá continua disponível na plataforma.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos