Cotidiano

Tartarugalzinho terá dia D de vacinação contra a Covid-19





A Comissão de Acompanhamento da Covida-19 da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), esteve reunida no último dia 24/06 com o prefeito Bruno Mineiro, de Tartarugalzinho, município que faz parte da região dos Lagos, junto com Pracuúba e Amapá. 

Na reunião realizada no auditório da prefeitura, o prefeito Bruno Mineiro e a equipe técnica apresentaram aos deputados Max da AABB, Edna Auzier e Cristina Almeida, dados do trabalho de aplicação das vacinas de combate ao coronavírus. De acordo com o último boletim epidemiológico, Tartarugalzinho, apresenta 14 óbitos e 2.155 casos confirmados da Covid-19. 

De acordo com a Coordenaria de Imunização do município, até o dia 23 de junho, foram recebidas 9.314 doses das vacinas Astrazeneca e Coronavac, sendo aplicada 3.745 doses da D1 e D2, incluindo os grupos prioritários e cerca de 1.700 idosos, que já foram imunizados com a primeira e segunda dose. "Temos armazenadas 5.569 doses, que não foram aplicadas em virtude da campanha de vacinação da influenza (gripe), onde o Ministério da Saúde (MS) orienta seguir um intervalo de 15 dias, para quem foi vacinado contra a gripe tomar a vacina contra a Covid-19", explicou a coordenadora municipal de imunização, Juliana Baia. 

A secretária municipal de Saúde, Liliane de Abreu, informou que no período de 5 a 10 de julho, o restante dos 3.800 moradores ribeirinhos e às comunidades quilombolas, receberão a primeira dose do imunizante, e os que já foram vacinados, receberão a D2. ?Nesse período também será realizada a D1 na população da faixa etária de 18 a 59 anos das mesmas comunidades ribeirinhas?, destacou a secretária, ressaltando a dificuldade encontrada pela equipe de imunização quanto o retorno das pessoas que receberam a primeira dose, o que obrigou a secretaria de Saúde a realizar a busca casa a casa. "Eles justificam falta de tempo para receberem a segunda dose", frisou Liliane Abreu, informando que no próximo dia 4 de julho, será realizado o dia D de vacinação.  Os membros da comissão elogiaram a celeridade do Plano de Imunização do município. 
WhatsApp Image 2021-06-25 at 19.59.24A preocupação da secretaria de Saúde e da equipe técnica é quanto a manutenção das vacinas, que podem ter o armazenamento comprometido pelas constantes interrupções de energia elétrica no município. "Estamos preocupados e vamos buscar forma de adquirir um gerador de energia elétrica para manter a conservação das vacinas", comentou Bruno Mineiro.   

A equipe técnica busca uma forma de manter a conservação das vacinas que serão enviadas para às comunidades. "Levamos até sete dias para chegar as comunidades Guanabara e Santa Rosa, as últimas do município", comentou Liliane Abreu.  

Os deputados visitaram a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi utilizada como centro de triagem da Covid-19; a Unidade Mista de Saúde, construída em 1990 e não está equipada com canalização para oxigênio. "No momento dispomos de apenas nove balas de oxigênio, sendo duas grandes e sete pequenas", informou a médica Ilse Almeida. Os parlamentares visitaram o Centro Especializado de Reabilitação (CER), que atende pacientes de Tartarugalzinho, Pracuúba e Amapá. ?Entre os pacientes atendemos pessoas com traumas pos-Covid-19?, informou a diretora, Samila da Silva Ladislau. 

A deputada Edna Auzier, sugeriu que os parlamentares possam unir forças com as emendas impositivas para equipar a saúde pública nos municípios mais distantes da capital Macapá.


Fonte: Portal Governo do Amapá - Fotos: Gerson Barbosa