Cotidiano

70 mil fiéis são esperados para procissão do Círio de Nazaré em Santana





 

De 8 a 27 de outubro, a tradicional celebração religiosa realizará, ainda, peregrinações em órgãos públicos do município, a transladação, o Círio das Crianças e o Círio Musical. Polícia Militar (PM), a Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) de Santana e do Corpo de Bombeiros garantirão a segurança do evento.

Redação

"Com Maria, jovens sem medo, a serviço da justiça e da paz" é o tema do Círio de Nazaré deste ano, no município de Santana. O evento contará com programação durante todo mês de outubro. Para a procissão do dia 21, são esperados 70 mil católicos e simpatizantes.

De acordo com a organização tradicional celebração religiosa, entre os dias 8 e 19 de outubro, acontecerá a peregrinação da imagem da santa em escolas, órgãos públicos e hospitais da cidade. No dia 12, por sua vez, haverá o “Círio das Crianças”, a partir das 17h, na Igreja Imaculado Coração de Maria.

"Por não ser a principal atividade do período de Círio e por ser voltada ao público infantil, ela acaba reunindo mais famílias e transformando o ambiente, deixa bem diferente", afirmou Hildo Fonseca, coordenador do evento.

No dia 20, após o período de peregrinação, acontece a transladação, às 18h. Ela tem partida na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, passando pelas paróquias que compõem o Vicariato V. Em seguida, será realizada a Missa da Transladação e apresentação do manto.

No dia 21, acontecerá a procissão, ponto alto do evento. O percurso parte da Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 16h, e vai até a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Para a segurança de trajeto, serão mobilizados agentes da Polícia Militar (PM), além do apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes (STTrans) de Santana e do Corpo de Bombeiros.

A programação religiosa de Santana encerra com o Círio Musical, marcado para o dia 27 de outubro, na quadra da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O evento é liderado por grupos de jovens católicos e com vendas de comidas típicas.