Cultura

Francisco se une em oração e pede solidariedade a atingidos por incêndio na Polônia





Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (23), o Papa lembrou das famílias atingidas por um incêndio no final de semana em Nowa Biała, uma pequena vila ao sul da Polônia. O fogo destruiu 44 edifícios, incluindo casas e propriedades: “graças a Deus, não houve mortes. Pedimos a graça da consolação, do apoio e da solidariedade humana", disse o Pontífice.

Fonte: Andressa Collet – Vatican News

O Papa Francisco, durante a tradicional saudação aos peregrinos de diversos países ao final da Audiência Geral desta quarta-feira (23), saudou os poloneses e pediu solidariedade às famílias atingidas por um incêndio no final de semana. O fogo destruiu 44 edifícios, incluindo casas e fazendas, em Nowa Biała, uma pequena vila ao sul da Polônia, a cerca de 70 Km de Cracóvia, capital da região.

“Caros irmãos e irmãs, eu me uno em oração àqueles que, sábado passado, em Nowa Biała, sofreram um grande incêndio. Graças a Deus, não houve mortes. Pedimos a graça da consolação, do apoio e da solidariedade humana por aqueles que perderam as casas e as propriedades.”

O incêndio na Polônia

Segundo informações da Agência de Notícias SIR, 9 pessoas ficaram feridas. As operações para apagar o fogo mobilizaram cerca de 400 bombeiros. Registros desse tipo não são uma novidade para a região, porque os edifícios – construídos em madeira e que ficam próximos entre si, típicos de Spisz, uma das regiões mais atrativas da Polônia – em outras ocasiões já favoreceram a propagação das chamas. Desta vez, porém, o fogo acabou afetando grande parte da aldeia. A polícia já está investigando as causas do incêndio.