Esporte

Para Eriksen: Dinamarca atropela Rússia e vai às oitavas de final da Eurocopa





  • Christian Eriksen está sorrindo. Depois do susto com seu principal jogador, que teve um mal súbito na estreia, a Dinamarca deixou para trás os resultados ruins, venceu sua primeira partida na Eurocopa nesta segunda-feira e garantiu vaga nas oitavas de final da competição. Em Copenhaguen, a seleção da casa foi superior, goleou a Rússia por 4 a 1 - Damsgaard, Poulsen, Christensen e Maehle marcaram, Dzyuba descontou - e contou com derrota da Finlândia por 2 a 0 para a Bélgica para avançar. O País de Gales será o adversário na próxima fase.

    Seleção da Dinamarca vibra após vitória sobre a Rússia e classificação na Eurocopa

    Seleção da Dinamarca vibra após vitória sobre a Rússia e classificação na Eurocopa (Foto: REUTERS/Friedemann Vogel)

  • Panorama

    A Bélgica avançou como primeira colocada do Grupo B, com nove pontos ganhos. Dinamarca, Finlândia e Rússia empataram com três, mas os dinamarqueses levaram a melhor no saldo de gols e avançaram na segunda posição. Os russos estão eliminados, e os finlandeses aguardam o desempenho dos terceiros dos outros grupos. Veja a tabela completa da Eurocopa!

  • O jogo

    Foi um domínio quase completo dos donos da casa. A Rússia assustou primeiro, com boa chance de Golovin aos 17 minutos de jogo, mas depois viu sua meta ser bombardeada. O placar foi aberto por Damsgaard aos 37, com bonito chute colocado de fora da área. Substituto de Eriksen no time, ele tornou-se o primeiro jogador nascido em 2000 a balançar a rede numa Eurocopa. O placar mínimo permaneceu até o intervalo.

    Damsgaard comemora gol que abriu o placar em Dinamarca x Rússia

    Damsgaard comemora gol que abriu o placar em Dinamarca x Rússia (Foto: REUTERS/Wolfgang Rattay)

    Na volta para o segundo tempo, a superioridade dinamarquesa seguiu, e uma grande colaboração russa aconteceu para que o placar fosse ampliado. Aos 13 minutos, Zobnin foi recuar bola para o goleiro, mas deixou nos pés de Poulsen, que pouco trabalho teve para mandar para a rede. Maehle e Dolberg tiveram chances em seguida, mas não conseguiram sucesso.

    Poulsen manda para a rede após colaboração da defesa russa

    Poulsen manda para a rede após colaboração da defesa russa (Foto: REUTERS/Hannah Mckay)

    Aos 24, numa rara chegada ao ataque, a Rússia descolou pênalti sofrido por Sobolev - e mal marcado na opinião da comentarista da Central do Apito Fernanda Colombo. Dzyuba converteu, mas não houve muito tempo para esboçar uma reação maior. Christensen, num belo chute aos 33, e Maehle, aproveitando grande espaço aos 36, deram números finais ao jogo.

  • Melhor em campo

    Christensen, zagueiro do Chelsea, ficou com o prêmio.

    Fonte: Globo Esporte