Cotidiano

Fumcult aprova projeto que vai beneficiar aproximadamente 500 produtores culturais





A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) aprovou um projeto que irá beneficiar aproximadamente 500 produtores culturais do município. A iniciativa faz parte do Projeto Corpus Christi 2021, que amparará cerca de 20 grupos teatrais. Foi assinado um termo de fomento no valor de R $79.350,00 mil junto a Federação Amapaense de Teatro Amador (Fata), responsável pela proposta.

O recurso, oriundo do Fundo Municipal de Cultura, aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), vai fomentar espetáculos teatrais sobre a vida de Jesus Cristo. Em decorrência da pandemia da Covid-19, as apresentações serão virtuais, transmitidas nas redes sociais da coordenação do projeto ainda neste mês de junho.

O diretor-presidente da Fumcult, Alain Cristophe Medeiros, destaca a necessidade de dar ênfase e notoriedade às produções teatrais de Macapá, que além de estimular os artistas e produtores culturais do segmento, oportuniza o entretenimento da população.

‘’A celebração de Corpus Christi é tradição do calendário litúrgico do catolicismo e faz parte do cenário artístico local. Ampliar o acesso do público aos espetáculos, por meio das redes sociais, contribui para a cultura macapaense’’, ressalta.

‘’Além disso, o Projeto de Corpus Christi tem como objetivo minimizar os riscos sociais de vulnerabilidade da classe artística durante a pandemia do novo coronavírus. Cerca de 500 trabalhadores da cultura serão agraciados. Desta forma, a Prefeitura de Macapá, através da Fumcult, reforça o compromisso com a cultura macapaense, dando suporte ao setor nesse momento tão difícil’’, complementa o presidente.

Projeto
O projeto de Corpus Christi 2021 foi desenvolvido com a intenção de revitalizar e despertar o interesse da população para produções temáticas de teatro em Macapá. Anualmente, os artistas se preparam para a celebração da Semana Santa e de Corpus Christi.

Segundo o presidente da Federação Amapaense de Teatro Amador, João Porfírio Cardoso, o recurso vai auxiliar a produção dos espetáculos, ajudando o artista com dificuldades.

‘’A Prefeitura direciona este recurso para o produtor cultural, amparando a classe artística nesta crise da Covid-19. O Corpus Christi integra o calendário cultural amapaense. Este recurso vem em boa hora. Agradeço à Fundação de Cultura pelo olhar sensível à comunidade artística macapaense.’’, afirma.

O projeto custeará apresentações em três categorias. A primeira selecionará espetáculos com excelente conteúdo artístico, considerados de grande porte, com tempo igual ou superior há 5 anos de trajetória. A segunda, beneficiará os espetáculos de médio porte, com percurso igual ou superior há 3 anos. A terceira e última, atenderá os espetáculos de pequeno porte, com jornada igual ou superior há 2 anos de trabalho. Em todas as categorias, os grupos necessitarão apresentar portfólio que comprovem as atividades.

Fonte: Prefeitura de Macapá - Aline Paiva - Fundação Municipal de Cultura