Cotidiano

Governo do Estado realiza novos exames para coronavírus em tripulantes de embarcação fundeada na costa do Amapá





Uma equipe clínica formada por técnicos e enfermeiros da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) estiveram na quarta-feira, 16,  realizando exames de teste rápido com antígeno e coletando amostras para exame laboratorial da covid-19 (RT-PCR) nos tripulantes que estão a bordo do navio Forte de São José, que veio do estado Maranhão, e está fundeado na costa amapaense desde o dia 4 de junho. Na primiera investigação, o Governo do Estado tinha confirmado 19 casos de coronavírus nos tripulantes.

Por orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os técnicos foram realizar nova testagem dos tripulantes para avaliar a possibilidade do processo de desembarque seguro. O novo relatório mostra que duas pessoas continuam internadas em unidade de saúde e quatro já receberam alta.

Foram realizados 13 testes rápidos antígenos para aqueles que já haviam sido testados no início do mês. Também foram coletadas seis amostras, sendo quatro de pessoas que anteriormente testaram negativo e os outras duas que entraram na embarcação para substituir o comandante e o enfermeiro. A coleta foi realizada pelo Núcleo de Vigilância Laboratorial da SVS (Lacen/SVS) para análise (RT-PCR).  

O resultado desses exames com teste rápido antígeno apontou um caso positivo, mas a pessoa está assintomática. Os outros 12 deram negativo. Os exames enviados para o Lacen ainda aguardam o resultado através de uma análise laboratorial mais minuciosa.

O sequenciamento genético das amostras coletadas no início do mês e enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém (PA), para verificar a possibilidade de novas variantes também aguarda resultado.

Além dos exames, foram reforçados os protocolos de higiene e cuidados a bordo. Todas as dependências da embarcação foram examinadas e não foi constatada a evidência do aumento de casos.

Troca da Tripulação.

A troca da tripulação vai acontecer assim que todos os indivíduos receberem alta e será feita da forma mais segura possível. O procedimento também será monitorada pelas autoridades de saúde e pela SVS, e os protocolos estão sendo alinhados de forma permanente com o Ministério da Saúde e Anvisa.

A nova tripulação vai passar por exames e novas orientações serão repassadas para o hotel que irá receber os antigos tripulantes, visto que todos os protocolos de higiene e segurança deverão ser seguidos à risca por todos os envolvidos na ação de desembarque e embarque de tripulantes.

Dorinaldo Malafaia, Superintende da SVS no Amapá, acredita que a seriedade nas ações trazem maior segurança para a população amapaense, assim como para os atuais tripulantes e para os novos que vaõ substituí-los.

"Nosso trabalho de monitoramento foi como fazer um verdadeiro pente fino na embarcação: orientando, testando e mantendo contato permanente com eles. Seguimos todas as normas de segurança e todos os protocolos repassados pelo Ministério da Saúde. Tudo isso para garantirmos a segurança de nossa população e também dos que vieram no navio", afirmou o gestor.

Nova Variante

As amostras continuam em análise no IEC em busca de novas variantes da doença, portanto não é possível confirmar nenhum caso de variante indiana ou qualquer outra, como chegou a ser veiculado nas redes sociais. Sobre esse assunto, Dorinaldo Malafaia afirmou a importância de se averiguar a procedência das fontes noticiosas.

"É importantíssimo que as pessoas que vejam essas notícias nas redes, em sites, blogs e até em grupos de Whatsapp, tenham o discernimento em saber que muitas delas são falsas. Procurem sempre as fontes oficiais. Nós não estamos aqui para disseminar a desinformação e estaremos pautando a população com todas as novidades deste caso", complementou.

Fonte: Portal Governo do Amapá