Cotidiano

TRE do Amapá alerta sobre alguns procedimentos nas Eleições 2018





 

Visando dar celerida­de na votação das eleições 2018, a Jus­tiça Eleitoral do Amapá (TRE-AP), alerta aos eleito­res para alguns procedi­mentos que favorecem o andamento da votação e evitam alguns transtornos.

A Justiça Eleitoral pontua alguns itens que devem ser observados:

1 – Quais documentos podem ser utilizados para votar?

A sua seção contém uma lista com os nomes, núme­ros de inscrição eleitoral e números do documento de identidade de todos os eleitores que votam ali. Para exercer o direito de votar, basta apresentar o título de eleitor válido e re­gularizado.

O eleitor também pode usar um dos documentos oficiais listados pela Justi­ça Eleitoral como: Carteira de identidade (RG); Passa­porte válido; Carteira na­cional de habilitação; Car­teira de trabalho, e outros documentos oficiais com foto de valor legal equiva­lente, como a carteira de categoria profissional re­conhecida por lei.

2 – Como votar em trânsito? Quem pode? Qual período para re­querer?

O eleitor que não estiver em seu domicílio eleitoral no primeiro, no segundo ou em ambos os turnos das Eleições Gerais 2018 poderá votar em trânsito nas capitais e nos municí­pios com mais de 100 mil eleitores. No Amapá, o mu­nicípio habilitado nesta modalidade é a capital, Macapá. O prazo para re­querer este benefício en­cerrou no dia 23 de agosto.

3 - Como proceder para justificar o voto se esti­ver fora do meu domicí­lio eleitoral?

O eleitor deve comparecer a uma mesa receptora de justificativa levando o for­mulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral” devi­damente preenchido, junto com seu título de eleitor e um documento oficial com foto. Mesmo que o eleitor não esteja com seu título em mãos, é obrigatório que ele informe o número de sua inscrição eleitoral, que pode ser consultada no site do TRE-AP.

4 - Qual o prazo para requerer a segunda via do título eleitoral?

O eleitor poderá requerer segunda via do título elei­toral até 10 (dez) dias an­tes da data da eleição. Neste caso, para o 1º tur­no, prazo encerra dia 27 de setembro. Basta com­parecer no cartório eleito­ral do seu domicílio.

Se estiver fora do seu do­micílio eleitoral, o prazo para a solicitação é de 60 dias antes da votação (1º. turno). Após, o pedido só poderá ser feito no cartó­rio eleitoral da sua zona.

No site do Tribunal Re­gional Eleitoral do Amapá, o eleitor pode tirar outras dúvidas com relação ao processo eleitoral. Bastar clicar na aba eleitor e elei­ções > dúvidas frequentes

Link direto: http://www. tre-ap.jus.br/eleitor/duvi­das-frequentes/duvidas­-frequentes

O PRESIDENTE MICHEL TEMER publicou uma mensagem no Twitter nesta quinta-feira (20) na qual informou que o Brasil gerou mais de 100 mil empregos carteira assinada em agosto.