Fonte: Giancarlo La Vella - Cidade do Vaticano
"A solidariedade bem gasta", este é o lema do Empório da Solidariedade "Padre Felice Canelli", iniciativa da Caritas diocesana de San Severo, populosa cidade na região de Foggia, aberta no sábado, 12. Todas as famílias em dificuldade devido à longa pandemia poderão dirigir-se à sede, localizada na via Soccorso, 46.
Estiveram presentes na inauguração o bispo de San Severo, Dom Giovanni Checchinato, o diretor da Caritas italiana, , Dom Francesco Soddu, o diretor da Caritas de San Severo, Dom Andrea Pupilla; o prefeito, Francesco Miglio e Simona Venditti, vereadora de políticas sociais.
O Esmioler Pontifício, cardeal Konrad Krajiewski, apareceu de surpresa para levr aos presentes a saudação afetuosa e o apoio à iniciativa do Papa Francisco. Uma presença acolhida com alegria e emoção por toda a comunidade de San Severo, como confirmado pelo padre Andrea Pupilla ao Vatican News: "Mais uma vez, recebemos o carinho do Papa".
Com o gesto, a Igreja em San Severo concretiza mais uma obra em nome de seu filho, sacerdote, apóstolo e amigo dos pobres, padre Felice Canelli, recentemente declarado Venerável pela Santa Sé.
No atual contexto dramático marcado pela crise da saúde, o Empório pretende ser um lugar onde a escuta, a atenção, o cuidado e o acompanhamento sejam oferecidos às famílias em situação de adversidade econômica e social. A iniciativa foi realizada graças à contribuição da Caritas Italiana com recursos oriundos do fundo “Oito x mil”.
Trata-se de uma nova modalidade de dar uma resposta concreta e imediata às necessidades básicas das famílias sem ou com rendimentos insuficientes, por meio da oferta de uma variedade de gêneros de primeira necessidade, disponibilizados por doações ou adquiridos, que os beneficiários podem escolher de acordo com as suas necessidades. Um local onde é possível fazer compras gratuitamente com o uso de um cartão temporário, disponibilizado pelo Centro de Escuta da Caritas Diocesana, após uma avaliação dos requisitos de acesso a este serviço.
Também serão oferecidos aos beneficiários serviços e percursos de orientação, capacitação, inclusão e socialização. Além disso, serão promovidas atividades de recuperação e redistribuição dos excedentes alimentares com uma abordagem sistêmica e integrada graças à rede de empresas e exercícios comerciais da área que apoiará esta iniciativa.
O Empório será um local de encontro, discussão e reflexão entre Caritas, paróquias, serviços sociais municipais, associações, o terceiro setor e o mundo do voluntariado para construir uma rede de apoio aos cidadãos em dificuldade, para restituir sua dignidade e, por fim, para promover a luta contra o desperdício de alimentos. O nascimento do Empório surge como um desdobramento natural das atividades que instituições e associações vêm implementando há alguns anos com a iniciativa 'Spesa Suspensa', presente em alguns estabelecimentos comerciais da cidade.