| MACAPÁ (AP) | Por William Valério (Pascom)
“Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38) é a iluminação bíblica escolhida por Rafael Gonçalves Bastos, candidato ao diaconato que será ordenado neste sábado, 12, na Diocese de Macapá. A Celebração Eucarística com rito para ordenação acontece na Igreja São Paulo, ligada a Paróquia São Pedro, às 18h, sendo presidida pelo bispo diocesano de Macapá, dom Pedro José Conti.
Rafael Bastos nasceu em 26 de fevereiro de 1984, natural de Belém/PA, iniciou sua caminhada de fé na Paróquia São Jorge, onde foi coroinha, coordenador do ministério de música e guarda de São Jorge. Aos 17 anos mudou-se para Macapá (AP), passando a exercer suas atividades pastorais na Igreja São Paulo.
Atuante no grupo de jovens da Pastoral da Juventude, Rafael ajudou na condução de vários retiros espirituais voltados aos jovens paroquianos, além das atividades junto aos coroinhas, liturgia e grupo de oração da Renovação Carismática Católica.
A citação bíblica retirada do Evangelho de Lucas foi escolhida durante uma missão na Paróquia de Santa Barbara, no município de Serra do Navio (AP), onde, em visita a uma idosa, ela costumava repetir o trecho bíblico que irá nortear a caminhada de fé do futuro diácono.
A celebração de ordenação será transmitida por meio das páginas da Diocese de Macapá e da Igreja São Paulo (@igrejasaopaulomcp) no Facebook.
Diaconato
“O Diaconato floresceu na Igreja de maneira admirável, oferecendo um testemunho magnífico de amor ao Cristo e aos irmãos, pela realização de obras de caridade, celebração dos ritos sagrados e desempenho de tarefas pastorais. No exercício da função diaconal, os futuros presbíteros demonstram sua capacidade e o valor de seu trabalho e adquirem a preparação necessária para o ministério sacerdotal e o desempenho das funções temporais” (Pontifical Romano, p. 137).
Fonte: Diocese de Macapá - Pastoral da Comunicação