Cotidiano

“Educação para a paz: a gente reconhece, estabelece e faz” é o tema do tradicional Desfile Cívico de 13 de setembro





 

Segundo a Seed, “o objetivo é incentivar a cultura da paz por meio de práticas que reforcem o sentimento humanitário e de tolerância, promovendo a conscientização da sociedade e o combate a toda forma de violência, dentro e fora do ambiente escolar”.

 

“Educação para a paz: a gente reconhece, estabelece e faz” é o tema do tradicional Desfile Cívico de 13 de setembro, referente à criação do Território Federal do Amapá. Nesta edição, de acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o evento terá a participação de mais de 1,5 mil estudantes de 35 escolas públicas estaduais. A apresentação será no Sambódromo, a partir das 16h.

Na Avenida Ivaldo Veras, as escolas serão divididas em pelotões com seis bandas marciais das escolas Gonçalves Dias, Nilton Balieiro, Maria Nazaré Ferreira Lima, Tiradentes, Walkíria Lima e Colégio Amapaense. Haverá, ainda, a participação da Banda da Polícia Militar (PM).

Na Zona Norte de Macapá, o desfile aconteceu nesta terça-feira, 11, com a participação de 540 estudantes de 12 escolas estaduais. As bandas da Nilton Balieiro, Esther da Silva Virgolino e do Instituto Federal do Amapá (Ifap) tocaram. A Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) também fez-se presente.

Sobre a temática deste ano, a Seed explicou que “o objetivo é incentivar a cultura da paz por meio de práticas que reforcem o sentimento humanitário e de tolerância, promovendo a conscientização da sociedade e o combate a toda forma de violência, dentro e fora do ambiente escolar”.

Todas as escolas participantes foram selecionadas via edital, no qual tiveram que apresentar um projeto. Elas receberam ajuda financeira que variou de R$ 1,3 mil (escolas com pelotões) e R$ 3 mil (para as bandas marciais).

Na semana passada, cerca de 10 mil pessoas compareceram ao Sambódromo de Macapá, localizado na Zona Sul da capital, para prestigiarem o tradicional desfile militar do Dia da Independência do Brasil, estimou a Polícia Militar (PM). O desfile cívico contou com a participação de 2 mil militares e civis. A programação motiva a celebração do patriotismo, do respeito aos símbolos nacionais e da preservação da memória de instituições que marcaram a história do país e do Amapá.

O desfile iniciou às 8h, com a apresentação da Banda do 34º Batalhão de Infantaria na Selva (BIS). Demonstrações militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão da Força Tática, Corpo de Bombeiros e do Grupo Tático Aéreo (GTA) foram as que mais entusiasmaram o público presente na celebração.

O feriado de 7 de setembro comemora o dia em que a independência do Brasil perante ao Império Português foi declarada, no ano de 1822. Todos as capitais realizam desfiles cívicos neste dia. Em Macapá, cerca de 20 instituições se apresentaram no sambódromo.