Educação

Amapá não atinge meta do Ideb 2017





 

Além de o estado não ter atingido a meta mínima no Ideb 2017, sua pontuação decaiu em relação aos anos anteriores.

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (03), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os ensinos públicos e privados de todo o país. A avaliação leva em consideração as notas dos estudantes e os índices de fluxo, compilados pelo Censo Escolar.

No cenário nacional, a meta esperada para o Ideb 2017 era de 4,7 e o resultado alcançado foi de 3,8. Nenhum estado brasileiro atingiu a meta esperada, demonstrando como a qualidade do ensino tem decaído e como a educação vem apresentando pioras, se distanciando de seus objetivos.

Nos dados apresentados pelo MEC, o Amapá aparece entre os estados que, além de não baterem a meta, ainda apresentaram diminuição nos percentuais para a educação do ensino médio e fundamental, tanto nas redes públicas e municipais, como nas redes de ensino privadas. Nessa lista, o Amapá aparece ao lado de Roraima, Amazonas e Bahia.

Dos vinte (20) estados que não alcançaram a meta, o Amapá está entre os estados que apresentaram pioras em relação ao Ideb 2015, com 4,3 para o ensino médio e 4,9 para o ensino fundamental. Os dados nos inserem na lista de estados que estão em sinal de alerta com a qualidade da educação, por estarmos abaixo da meta nacional.

Panorama local

Na semana passada, o MEC, também realizou a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual o Amapá apareceu como o estado brasileiro que mais apresenta desigualdade na qualidade do ensino entre as escolas públicas e privadas.

Ou seja, se unirmos os resultados apresentados pelo Saeb aos resultados apresentados pelo Ideb, temos um panorama local que denuncia o fato de que, apesar de o ensino ofertado pelas redes privadas ser, em números, melhor que o ensino da escola pública, ainda assim, esse ensino apresenta falhas significativas comparadas ao cenário nacional, no qual, nenhuma rede de ensino alcançou a meta mínima esperada.

O que é o ideb?

O Ideb foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

 Redação