Cultura

Francisco recebe representantes cristãos para rezar pela paz no Líbano





O encontro já está marcado para o dia 1º de julho no Vaticano. O anúncio foi feito pelo próprio Papa Francisco ao final da oração mariana do Angelus neste domingo (30): "vou me encontrar no Vaticano com os principais responsáveis das comunidades cristãs presentes no Líbano, para um dia de reflexão sobre a situação preocupante do país e para rezarmos juntos pelo dom da paz e da estabilidade". O convite é estensivo a todos os fiéis para que comecem, desde agora, a participar com uma "oração solidária, invocando para aquele amado país um futuro mais sereno".

Fonte: Andressa Collet - Vatican News

“No próximo dia 1º de julho vou me encontrar no Vaticano com os principais responsáveis das comunidades cristãs presentes no Líbano, para um dia de reflexão sobre a situação preocupante do país e para rezarmos juntos pelo dom da paz e da estabilidade. Confio essa intenção à intercessão da Mãe de Deus tão venerada no Santuário de Harissa. E, a partir deste momento, peço-lhes que acompanhem a preparação desse evento com a oração solidária, invocando para aquele amado país um futuro mais sereno.”

Assim o Papa Francisco anunciou neste domingo (30), ao final da oração mariana do Angelus, o encontro que está marcado para julho, no Vaticano, quando irá receber representantes cristãos do Líbano. A oração conjunta pela paz no país, encorajada para ser feita a partir de agora, ganha a intercessão da Virgem Maria venerada no Santuário de Harissa, meta de muitas peregrinações, não só de cristãos, mas também de muçulmanos.

Inclusive o local, que recebe pelo menos 2 milhões de peregrinos todos os anos e é considerado de encontro entre o Oriente e o Ocidente, recebeu neste sábado (29) a maratona de orações pelo fim da pandemia com a intenção especial das pessoas consagradas. O santuário fica na colina que simboliza, por sua beleza, a magnificência e a santidade da Virgem Maria, Senhora do Líbano, ao contar com uma estatua artística da Mãe de Deus, a Imaculada Conceição.

Rezar pela Colômbia

Já nas saudações finais do Angelus neste domingo (30), Francisco viu uma grande representação de colombianos na Praça São Pedro, com bandeiras e faixas. E, como de costume, fez menção à população daquele país  que vive um contexto difícil:

“Saúdo de coração todos vocês provenientes de Roma, da Itália e de outros países. Vejo que temos o Canadá, a Colômbia... devemos rezar, rezar muito pela Colômbia!”