Cotidiano

PGE denuncia à Justiça vereador de Macapá que disseminou fake news sobre vacinas





A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou na sexta-feira, 29, uma ação na Justiça contra o vereador de Macapá, Caetano Bentes, por divulgação de “fake news” relacionadas a distribuição de vacinas na capital.

Na internet, o parlamentar declarou que a vacinação em Macapá estaria prejudicada por conta do não repasse do Governo do Estado. A informação que não condiz com a realidade, foi esclarecida pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), órgão do Estado responsável por receber e distribuir as vacinas.

De acordo com o procurador-geral do Estado, Narson Galeno, as publicações feitas prejudicam diretamente a população e também o Governo do Estado, que articula a aquisições de imunizantes e colabora para o avanço da cobertura vacional em todos território amapaense.

“Analisamos os vídeos publicados pelo vereador em suas mídias sociais e estão longe do que poderiam ser chamados de trabalho parlamentar, nem como jornalístico-informativo, bem como jamais poderiam ser mantidas sob o princípio da liberdade de expressão, no qual o único intuito é disseminar notícias falsas atribuindo ao Estado do Amapá", disse Galeno.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, esclareceu que o Governo do Estado tem realizado, de forma célere, a distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde, como também de seringas e agulhas para os procedimentos. Para o gestor, a propagação de fake News é um desserviço para o enfrentamento da covid-19.

"Todas as vacinas recebidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) foram distribuídas, inclusive dentro do prazo de 24h, sendo em Macapá e nos demais municípios. Ou o vereador estava mal instruído ou lançou fake news de forma orquestrada", frisou.

Fonte: Portal Governo do Amapá