Cultura

Pesar do Papa pela morte do cardeal Cornelius: um fiel servidor do Evangelho





Francisco lembra em um telegrama o primeiro cardeal do Vicariato Apostólico de Brunei, que morreu neste sábado (29) num hospital em Taiwan, depois de lutar contra uma grave doença. No ano passado, o purpurado havia sido criado cardeal, mas a Covid o impediu participar presencialmente da cerimônia do Consistório.

Fonte: Andressa Collet – Vatican News

 

Neste sábado (29), o Papa Francisco enviou um telegrama de pesar pelo falecimento de dom Cornelius Sim, vigário apostólico de Brunei e um dos 13 novos cardeais criados pelo Pontífice no último Consistório Ordinário Público de 28 de novembro de 2020. A mensagem foi enviada a Wojciech Załuski, delegado apostólico de  Brunei, considerada a menor diocese da Ásia com apenas três padres e 21 mil fiéis, diante de uma população de quase 430 mil habitantes.

A gratidão do Papa

No texto em língua inglesa, Francisco expressou proximidade “ao clero, aos religiosos e aos leigos do Vicariato Apostólico de Brunei” e tristeza ao tomar conhecimento da morte do purpurado, falecido neste sábado (29) num hospital de Taiwan, onde estava internado desde 8 de maio e após a luta contra uma doença grave. Com “gratidão pelo testemunho fiel ao Evangelho e o serviço generoso à Igreja em Brunei e à Santa Sé” do cardeal Sim, o Papa disse se unir “aos fiéis em oração por seu descanso eterno” e a todos os que choram a morte do purpurado, “na esperança segura da Ressurreição”. Ao final do telegrama, o Pontífice concedeu a sua Bênção Apostólica como sinal “de consolação e de paz em Jesus”.

A biografia do cardeal Cornelius

O cardeal Cornelius Sim nasceu em 16 de setembro de 1951 em Seria, Brunei. Graduado em engenharia na Escócia, fez especialização em Teologia nos Estados Unidos. Ele foi ordenado sacerdote em 1989, nomeado vigário geral de Brunei em 1995, prefeito apostólico em 1997 e vigário apostólico em 2004. Com 69 anos, o bispo foi o segundo cardeal da Conferência Episcopal Católica da Malásia, Cingapura e Brunei, depois de dom Anthony Soter Fernandez, arcebispo emérito de Kuala Lumpur, Malásia, falecido em 28 de outubro de 2020 aos 88 anos.