Cotidiano

Governo do Amapá estuda transmissão da malária em áreas de garimpo





O Governo do Amapá iniciou um projeto para monitorar espécies do protozoário plasmodium nos mosquitos do gênero anopheles na área de garimpo do distrito do Lourenço, no município de Calçoene, a 370 km de Macapá. O plausmodium é causador da malária, sendo transmitido ao ser humano pelo anopheles. 

Áreas de garimpo, como o Lourenço, costumam ter uma grande incidência de casos de malária, por isso a primeira etapa do projeto é desenvolvida no local. As atividades incluem coleta de amostras de mosquitos, treinamento de agentes de saúde e monitoramento de casos da doença. 

A ação é fundamental para identificar os vetores da malária, as espécies predominantes, seu comportamento e os horários da hematofagia, ou seja, o horário em que o mosquito costuma picar as pessoas e, desta forma, transmitir a doença.

Além do monitoramento, as técnicas práticas e a parte teórica da ação será repassada às equipes de vigilância epidemiológica em Calçoene, até o dia 7 de junho.

“A estratégia de combate à malária envolve diversas ações, inclusive estudar o comportamento do vetor: o mosquito anopheles. Esse conjunto de ações tem sido eficiente na redução de casos de malária nos últimos anos”, afirmou o superintendente Dorinaldo Malafaia. 

Fonte: Portal Governo do Amapá