Cotidiano

Governo do Amapá já distribuiu vacinas Pfizer para cinco municípios





O Governo do Amapá já alcançou cinco municípios com a vacina Pfizer: Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e Cutias do Araguari. Agora, o Estado, em conjunto com as prefeituras, avalia a estrutura de armazenamento das demais cidades para ampliar a distribuição do imunizante. 

A avaliação é fundamental porque este tipo de vacina requer condições especiais de transporte e condicionamento, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Por exemplo, uma vez retirada do congelador, a vacina fechada pode ser armazenada por até 5 dias em uma temperatura entre 2°C e 8°C. Para serem transportadas, o tempo máximo de viagem das doses é de 12 horas, desde que acondicionadas dentro do grau indicado. Já para momentos antes do uso, a vacina fechada pode ser armazenada por até 2 horas em até 30°C.

 

Até o momento, Macapá recebeu 1.926 doses da Pfizer, Santana 1.302, Laranjal do Jari já 750, enquanto Pedra Branca 60 e Cutias 276. Antes da distribuição, as doses da vacina permanecem na Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde. Os imunizantes ficam armazenados em temperaturas entre -90ºC a -60ºC, nesta condição, as vacinas têm durabilidade de até seis meses. 

Cuidados

A entrega da Pfizer aos municípios é feita mediante agendamento prévio das prefeituras, que devem apresentar cronograma e seguir todas as recomendações do MS e Governo do Estado, prevendo o tempo para entrega no município, a demanda no local e mobilização para a vacina ser aplicada. 

O transporte para os municípios é realizado pela SVS. Os municípios que estão mais distantes da capital, como é o caso de Laranjal do Jari, recebem as vacinas via aérea e os demais, por via terrestre. As doses são transportadas em caixas térmicas com um rigoroso controle de temperatura entre 2º e 8ºC. 

Laranjal do Jari é uma das cidades que já iniciou a vacinação com a Pfizer. Após aprovação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), as doses foram aplicadas em profissionais da educação que trabalham no município. A cidade passa por um momento excepcional de enchente, o que reforça a necessidade de aceleração da aplicação das vacinas. 

“Com esta nova determinação do Ministério da Saúde, abrimos o leque de imunizante e podemos ampliar a vacinação, presenciei a aplicação no Laranjal do Jarí, é sempre emocionante ver a cobertura vacinal sendo ampliada, continuamos trabalhando para a imunização chegar a todos os amapaenses”, afirmou Dorinaldo Malafaia, superintendente da SVS.

Fonte: Portal Governo do Amapá