Política

Tempo de candidatos no Horário Eleitoral Gratuito é definido





 

Entre os candidatos ao Governo do Estado, Davi Alcolumbre possui o maior tempo de inserção, seguido por Waldez Góes e João Capiberibe. Na concorrência pelas vagas do Senado Federal, Randolfe Rodrigues é o primeiro, Janete Capiberibe a segunda e, em terceiro lugar, estão Fátima Pelaes e Gilvam Borges, que dividirão o tempo.

 

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) definiu o plano de mídia, que regulamenta o tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as Eleições 2018. Neste ano, o horário eleitoral gratuito terá 50 minutos por dia, divididos em dois blocos de 25 minutos, de segunda a sábado. Além disso, haverá inserções diárias de 70 minutos, inclusive aos domingos. Este tempo será dividido pelos cinco cargos, de acordo com a legislação vigente, no período de 31 de agosto a 4 de outubro.

“A forma como é distribuído o tempo para cada agremiação que participa do pleito funciona assim: 10% do tempo é dividido igualitariamente para todas as agremiações e os 90% restantes são distribuídos proporcionalmente, de acordo com a representatividade de cada partido no Congresso Nacional”, afirmou Raimundo Brito da Fonseca, servidor da seção de registro partidário.

Candidaturas ao Governo do Estado do Amapá

As propagandas dos candidatos a governador serão veiculadas às segundas, quartas e sextas-feiras, na rádio e televisão, juntamente com os concorrentes aos cargos de senador e deputado estadual. De acordo com o sorteio realizado, Davi Alcolumbre (DEM), com 3 minutos e 10 segundos, terá o maior tempo entre os demais candidatos. Ele compõe a coligação "Trabalho e união pelo Amapá” (Avante, DEM, Patriota, Podemos, PP, PPL, PSC, PSD, PSDB, REDE e Solidariedade).

Waldez Góes, da coligação “Com a força do povo por mais conquistas” (DC, MDBPCdoBPDTPMBPRB, Pros, PRP e PTB), é o segundo, com 2 minutos, 42 segundos e 63 centésimos. Em seguida, está João Alberto Capiberibe, da coligação “Com o povo pra avançar”, formada pelo PSB e PT. Ele tem 1 minuto, 55 segundos e 9 centésimos de segundo para apresentar propostas.

Cirilo Fernandes tem 1 minuto, 1 segundo e 43 centésimos. O candidato faz parte da coligação “O Amapá que queremos”, constituída por PHSPPSPR e PSL. O representante do PSTU, Gianfranco Gusmão, tem o menor tempo entre os concorrentes: 10 segundos e 80 centésimos.

Candidaturas ao Senado Federal pelo Amapá

Na concorrência ao Senado Federal, o candidato da coligação “Trabalho e união pelo Amapá”, Randolfe Rodrigues, com 2 minutos, 37 segundos e 42 centésimos, também terá o maior tempo para divulgar as suas propostas. Janete Capiberibe (“Com o povo pra avançar”), com o segundo maior tempo, fará inserções de 1 minuto, 33 segundos e 56 centésimos.

Fátima Pelaes e Gilvam Borges, ambos candidatos ao Senado pelo do MDB, terão, juntos, 1 minuto. Os demais candidatos terão apenas alguns segundos. Veja: Cirilo Fernandes e Jorge Amanajás (“O Amapá que queremos”, 47 segundos e 82 centésimos), Lucas Barreto (PTB, 26 segundos e 25 centésimos), Wagner Gomes (“Força e trabalho”, 18 segundos e 48 centésimos), Guaracy Júnior (PTC, 6 segundo e 40 centésimos de segundos), Davi Silva (PSTU, 4 segundos e 67 centésimos) e Joaquina Lino (PVB, 4 segundos e 57 centésimos).

Aos candidatos ao cargo de deputado estadual, será destinado o tempo de 9 minutos diários. Para os candidatos a deputado federal, o tempo é de 12,5 minutos. O TRE-AP lembra, ainda, que este tempo deve ser dividido para todos os candidatos dos partidos.

“Esperamos neste período ter uma convivência mais urbana possível, sem perder de vista essa cooperação necessária para que façamos do processo algo que dê um resultado efetivo para a sociedade”, pontuou Paulo Madeira, juiz eleitoral, na reunião de apreciação do plano de mídia.

Redação