Política

Lula e Bolsonaro são os mais cotados no AP para à presidência





 

Ibope entrevistou mais de 800 pessoas para saber intenção de voto nas eleições deste ano. A pesquisa teve dois pontos: cenário com Lula e cenário com Fernando Haddad.

 

Nesta sexta-feira (17) o IBOPE Inteligência divulgou o resultado da primeira pesquisa, solicitada pela Rede Amazônica, para saber como anda a corrida eleitoral.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 16 de agosto, onde 812 votantes foram entrevistados. Segundo o IBOPE, o nível de confiança utilizado na pesquisa é de 95%, ou seja, há grandes chances de a probabilidade dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa ainda foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o protocolo nº AP-03839/2018 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No âmbito presidencial, sete candidatos estão propensos a disputar o cargo. Entretanto, devido ao impasse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que está preso e ainda será julgado para definir se poderá ou não participar das eleições, dois pontos foram questionados: cenário com Lula e cenário com Fernando Haddad, candidato do PT caso Lula não possa participar do pleito.

De acordo com a pesquisa, Lula aparece em primeiro lugar, com 35% das intenções de votos. Em seguida está Jair Bolsonaro, com 22% das menções. Marina Silva aparece com 17%,  Ciro Gomes com 5%, Geraldo Alckmin com 4%, Alvaro Dias, Cabo Daciolo e João Amoêdo todos com 1% da intenção de votos dos entrevistados. Eymael, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, Vera e João Goulart não possuem intenções de votos.

Além disso, 9% votarão em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam a pesquisa.

Já no segundo cenário, com Fernando Haddad, a candidata Marina Silva aparece em primeiro lugar, com 27%. Bolsonaro em segundo, com 24% e Ciro Gomes em terceiro com 10% das intenções de votos. Geraldo Alckmin, Álvaro Dias, Fernando Haddah e Vera têm 2% das menções, cada. Já o cabo Daciolo, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e João Amoêdo são mencionados por 1% dos entrevistados, cada. Eymael e João Goulart Filho não atingem 1% das intenções de voto, cada um. São 15% aqueles que intentam votar em banco ou anular o voto. Os que não sabem ou preferem não opinar totalizam 9% das menções.

A pesquisa analisou também as intenções de votos espontâneos, sem a apresentação do nome dos candidatos. Neste quesito, Lula aparece também em primeiro lugar, com 24% das menções. Em seguida aparece Bolsonaro, com 20%; Marina Silva, com 7%; Ciro Gomes, com 2%; Geraldo Alckmin e João Amoêdo, com 1%. Alvaro Dias, Fernando Haddad, Eymael e Guilherme Boulos não atingiram nem 1% da intenção de votos no Amapá.

 Redação