Saúde

MP estimula a adesão à Campanha de Vacinação





 

Segundo o documento emitido pelo Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), os promotores de Justiça devem atuar junto aos Conselhos Tutelares para garantir o efetivo direito das crianças e adolescentes à saúde, realizando, inclusive, a busca ativa desses jovens, quando necessário.

 

Nesta semana, o Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP) expediu uma Recomendação aos promotores de Justiça de todo o Estado. O documento orienta que os membros com atuação nas áreas de Saúde, Infância e Juventude e Educação, oficiem às secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de cada município para estimular a adesão à Campanha de Vacinação.

A Campanha contra a Poliomielite e o Sarampo começou nesta segunda-feira, 6, no Amapá. Ela ocorrerá durante o mês de agosto e tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e evitar reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil. Na capital, Macapá, a Prefeitura informou que tem a meta de imunizar 33.318 crianças de um a menores de cinco anos de idade, que são o público-alvo da vacinação.

“As crianças dentro da faixa etária, mesmo que já tenham recebido a vacina, precisam comparecer à unidade mais próxima para que os profissionais verifiquem a caderneta de vacina e avaliem cada caso”, explicou Jorsette Cantuária, coordenadora de Imunização de Macapá.

Segundo a Recomendação emita pelo MP, os promotores de Justiça também devem atuar junto aos Conselhos Tutelares para garantir o efetivo direito das crianças e adolescentes à saúde, realizando, inclusive, a busca ativa desses jovens, quando necessário.

O órgão pede, ainda, que os membros adotem outras providências que entendam pertinentes para garantir o acesso das crianças e adolescentes à Campanha de Vacinação, contando com o auxílio dos Centros de Apoio Operacional do MP-AP.

“E nosso dever trabalhar para garantir o direito à saúde. Essa medida foi tomada de acordo com a legislação e missão constitucional do MP-AP. Tenho certeza que todos os membros do órgão ministerial que atuam nos respectivos setores ligados à causa se empenharão para o sucesso da vacinação de nossas crianças e adolescentes”, pontuou Márcio Augusto Alves.

O dia D de mobilização nacional será sábado, 18 de agosto. As salas de vacina funcionam das 8h às 17h, sem interrupção para almoço. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança.

Da redação