Política

Últimas convenções partidárias de candidatos ao governo acontecem neste fim de semana





 

Prazo para procedimento encerra no domingo (05). No evento, candidatos ao governo anunciarão o nome dos integrantes das chapas.

 

Em meio a movimentação política no Amapá, encerra neste fim de semana a realização das convenções partidárias, que detalhará o cenário político do estado. Por conta disso, partidos que ainda não realizaram o procedimento se preparam para formar as coligações e escolher seus candidatos. Neste fim de semana, três convenções confirmarão mais três pré-candidatos ao governo do Amapá.

Nesta sexta-feira (03) acontece a convenção partidária do Democratas (DEM), junto com outros partidos como REDE, PSDB e PPL. Na ocasião, o partido irá aprovar seu pré-candidato na corrida ao governo, o senador Davi Alcolumbre. O evento acontecerá às 16h na quadra do Bairro Santa Inês, Orla de Macapá.

No sábado (04) acontecerá as duas convenções partidárias mais esperadas no cenário político. Os partidos Socialista Brasileiro (PSB) e o Democrático Trabalhista (PDT) aprovarão seus pré-candidatos para as eleições deste ano.

A convenção do PSB acontecerá a partir das 15h. Na ocasião, o partido deverá aprovar a pré-candidatura do senador João Capiberibe para disputar ao governo. Até o momento, o principal apoiador dos socialistas será o Partido Trabalhista (PT). A decisão foi da Executiva Nacional que optou pela neutralidade e resolveu apoiar o PSB no Amapá e em outros três estados. A convenção acontecerá na quadra da Escola Estadual Azevedo Costa, no bairro do Laguinho.

Já às 18h, o PDT fará sua convenção e indicará o atual governador do Amapá, Waldez Góes, para disputar a reeleição. O PTD já conta com o apoio de partidos como o PCdoB, PMDB, PTB e PROS.

Ainda nos eventos, os partidos anunciarão suas alianças e os integrantes das chapas, como candidatos para vice-governador, senador, deputado federal e estadual.

Durante a semana, os pré-candidatos Antonio Cirilo (PSL) e Gianfranco Gusmão (PSTU) foram referendados por suas legendas em eventos. Ambos são pré-candidatos ao governo do Amapá.

A convenção é uma reunião interna de cada partido político para escolher seus candidatos e decidir sobre uma possível coligação. As convenções estão sujeitas às regras constantes dos estatutos dos diferentes partidos.

Próximas etapas

Até o dia 15 de agosto iniciará a inscrição de candidatos e coligações. Esta também é a data-limite para o registro das coligações e para os candidatos indicarem seus respectivos vices. No dia 16 inicia a campanha ostensiva na rua, como comícios, carreatas e panfletagem.

Já no dia 23 encerra o prazo para eleitores que estiverem viajando a uma capital de outro estado poder se habilitar para votar. No dia 24 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina quanto tempo cada candidato terá para propaganda eleitoral no rádio e TV. No dia 31 de agosto inicia o horário eleitoral.

Até o dia 13 de setembro, os partidos, coligações e candidatos devem apresentar suas prestações de contas parciais. Os julgamentos dos registros de candidatura ocorre até o dia 17 de setembro, a data é também limite para substituição de candidatos. A partir do dia 22, os candidatos não poderão ser mais presos. No dia 4 de outubro encerra os debates e comícios.

Redação