Saúde

Relatório científico aponta eficiência de medidas de proteção à vida para reduzir casos de covid-19





As medidas de proteção à vida instituídas pelo Governo do Estado do Amapá e que também foram acompanhadas pelas prefeituras, inclusive o lockdown, se mostraram eficientes e culminaram com a redução do número de casos de covid-19 e também do número de internações de pessoas acometidas pela doença. 

"Os números mostram uma melhora no combate à covid-19 no nosso estado. Mais uma vez o lockdown se mostrou eficiente e mostra, cientificamente, que foi a decisão mais acertada tomada pelo governador Waldez Góes e pelos prefeitos", comentou o superintendente da Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia.

Novos casos

No período de 21 a 27 de março foram registrados em média 554 casos confirmados de covid-19 ao dia. Na semana seguinte, de 4 a 10 de abril, esse número caiu para 374 novos casos em média por dia, uma redução significativa de 32,5% no número de confirmados. Isso significa que nesse período foram evitados 1.771 novos casos da doença no estado.

Houve também queda de 13,94% nas taxas de internações, ou seja com menos pessoas circulando nas ruas os números de casos diários diminuíram e em consequência as internações também.

O número de leitos disponíveis na rede pública passou de 254 para 335 no período de um mês, um aumento significativo de 32% na capacidade para atender novos casos.

Ritmo de transmissão

A taxa de ritmo de transmissão (Rt) também reduziu de 1.14 para 1.03 no período de lockdown, ou seja, houve uma redução do contágio de uma pessoa para outra, diminuindo o risco de espalhar o vírus. 

Rt, ou número de reprodução eficaz, é o número médio de contágios causados por cada pessoa infectada em um determinado ponto no tempo, levando em consideração mudanças no nosso comportamento (quarentena, uso de máscaras, home office, etc).

 

Fonte: Portal Governo do Amapá