Saúde

Covid-19. Autoridades dos EUA recomendam suspensão da vacina da Janssen





Decisão é tomada por precaução e depois de terem sido detetados seis casos de coágulos sanguíneos em pessoas às quais foi administrado o fármaco

A Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) e o Centro para o Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos recomendaram esta terça-feira a suspensão imediata da vacinação contra a covid-19 com o imunizante da Johnson & Johnson/Janssen, depois de terem sido detetados seis casos de coágulos sanguíneos em pessoas às quais foi administrado o fármaco.

Numa publicação no Twitter, a FDA anunciou que, em conjunto com o CDC, “emitiu uma declaração sobre a vacina Johnson & Johnson”, tendo recomendado “uma pausa no uso desta vacina”, por precaução.

Os casos foram detetados em seis mulheres, com idades entre 18 e 48 anos, Todas desenvolveram os raros coágulos duas semanas após receberem a injeção, de acordo com a FDA.

Aprovada para uso de emergência no dia 27 de fevereiro, nos Estados Unidos foram até agora administradas 7 milhões de doses da vacina da Janssen. Outros 9 milhões foram enviados para os diferentes estados.

O CDC sublinha que estão em causa efeitos adversos que “parecem ser extremamente raros", estando prevista para esta quarta-feira a realização de uma reunião entre as duas agências, para a “revisão detes casos e para a avaliação do seu potencial significado”.

 

Fonte: Expresso PT